156 – Vendas com Base em Pontos Fortes (Episódio Especial)

Rodrigo Ferreira

Rodrigo Ferreira

Intelecção | Significância | Estudioso | Input | Relacionamento. Coach de Pontos Fortes, professional coaching, Strategic Mentoring, professor de MBA, Pós-graduado em Psicologia, Liderança e Coaching. 30 anos de experiência em Vendas. Tem ajudado vendedores, gestores e microempresários.

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Neste episódio do podcast, Rodrigo Ferreira, um renomado profissional de vendas e mentor do Ideias Ser do Brasil, é entrevistado por Carla Figueiredo. Eles discutem a abordagem individualizada de vendas de Rodrigo, baseada em forças pessoais, e a dificuldade de lidar com a rejeição nas vendas. Rodrigo também compartilha uma anedota pessoal sobre sua esposa, que não se considerava uma vendedora, apesar de ter vendido produtos para a Natura. Eles enfatizam a importância do investimento em educação e crescimento pessoal para o sucesso em vendas e criticam programas de treinamento superficiais que não abordam questões subjacentes.

Olá, olá!

O TPS te ajuda a conhecer melhor os seus talentos e entender como aplicá-los em diferentes situações da vida – pessoal e profissional.

Hoje você ouve um episódio especial e bem diferente do convencional. Nosso Host, Rodrigo Ferreira, foi entrevistado pela Consultoria IDC do Brasil em uma live, onde abordou “O que é a venda com base em pontos fortes e porque ela é diferente”. Então aqui você não terá nossa introdução já conhecida e verá a condução da entrevista feita pela super Karla, do IDC. Aproveite e, se quiser, acesse a live no Youtube do IDC e deixe seu joinha lá também. Link abaixo.

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LINKS CITADOS NO EPISÓDIO:

Live no Canal do IDC no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=HtN4ssOi0jQ&ab_channel=IDCdoBrasil

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Transcrição

Locutor (00:00:02) – Invista onde dá mais retorno seus talentos naturais. Talentos para o sucesso. O podcast Para quem deseja aumentar seus resultados focando no seu jeito natural de sentir, pensar e agir.

Karla (00:00:18) – Olá! Sejam muito bem vindos ao podcast DC Online. Eu sou Carla Figueiredo do Inglês e do Brasil. Estou aqui com uma pessoa incrível, profissional muito renomada no mercado, um dos mentores do Ideias ser do Brasil, uma pessoa incrível que eu tenho a satisfação de estar aqui nessa semana, nessa segunda feira, para já começar a semana quente, né?

Rodrigo (00:00:41) – Rodrigo Exatamente.

Karla (00:00:44) – Obrigado por conosco, viu? Por favor, se apresente a nós.

Rodrigo (00:00:49) – Sem dúvida. Bom, primeiramente obrigado pra todo mundo que tá aqui assistindo essa live e para quem estiver assistindo depois também, já que isso vai ficar salvo, é muito bom ter a oportunidade de conversar com vocês. Eu sou Rodrigo Ferreira, eu sou coach, sou palestrante há 25 anos, trabalho com desenvolvimento humano há 25 anos e trabalho com vendas há 30 anos. Eu tenho treinado, tem tido a oportunidade de treinar algumas das maiores empresas do mundo e inclusive tenho uma formação fora do país.

Rodrigo (00:01:28) – Me formei dos Estados Unidos e sou considerado um dos dez melhores da metodologia que eu uso no mundo e tenho tido a oportunidade de conversar com vendedores dos mais diversos setores, segmentos sobre algumas coisas bem interessantes relacionadas a vendas e que explicam por que que, por exemplo, uma grande consultoria americana chamada Kelly Clipper, que é uma consultoria especializada em vendas e vendedores, treinamento, desenvolvimento, contratação de vendedores, costuma dizer que de cada dez vendedores que existem hoje no mundo, só dois deveriam estar trabalhando com vendas. Os outros oito estão sofrendo, perdendo tempo, não atingindo seus resultados. E eu tenho tido a oportunidade de explicar para as pessoas por que isso acontece e por que dá para todo mundo vender, inclusive esses oito que de repente a querem pela ponta, que não estão conseguindo vender hoje.

Karla (00:02:35) – Rodrigo, e lembre uma das nossas conversas. Você disse assim Carla, existe um paradigma muito grande com relação a vendas, né? Então vou perguntar para você existe um jeito mais legal e ao mesmo tempo mais efetivo para se vender? Qual é essa proposta que você traz aí junto ao líder do Brasil nesse treinamento de alta performance que a gente vai falar daqui a pouquinho? Por favor, fala para mim existe um jeito mais legal, mais efetivo e até mesmo para tirar aquele bloqueio que a gente tem, né? Que a gente vai falar um pouquinho sobre os não, né? Então, por favor, fala para mim que com a nova estratégia que você traz, que diferencia aí no mercado dos treinamentos comuns tradicionais em vendas.

Rodrigo (00:03:22) – Muito bom. Carla Bom para gente. Para responder essa pergunta, é importante a gente entender uma questão que é muito óbvia, mas as obviedades precisam ser ditas, senão a gente às vezes está sentado em cima de obviedades e não percebe. E a questão é. Todo mundo sabe que cada ser humano é único. A gente tem hoje no mundo cerca de 8 bilhões de pessoas. Cada um é único. A gente tem a oportunidade, eu já tive, você também já deve ter tido. E todo mundo que está assistindo já deve ter tido também a oportunidade de conhecer duas pessoas, às vezes até gêmeas, mas que são completamente diferentes, né? Se você pega, por exemplo, meu filho e minha filha, né? Os dois são filhos meus, da minha esposa, foram criados do mesmo jeito e são completamente diferentes. Então, cada ser humano é único. Como é que pode alguém ensinar então, numa sala de dez, 15, 20 pessoas, todo mundo a vender do mesmo jeito? Que é o que tem acontecido desde sempre.

Rodrigo (00:04:34) – Desde sempre as pessoas têm ido para treinamentos de venda nas empresas para ouvir alguém a dizer Olha, o jeito certo de vender é esse aqui. Façam desse jeito que vocês vão vender bem. O problema é que se ele tem uma sala com 30 pessoas, existem 30 formas de vender ali na sala dele. Para ser mais exato. 31 Contando a dele. Quem disse que a dele é a correta para todo mundo? Agora, o que acontece é que, como ninguém diz isso, como ninguém disse, o que eu estou dizendo aqui é que não sou eu que diz tá? Quem fala isso é o Instituto Gallo, que é o maior centro de pesquisas do mundo e que desenvolveu essa metodologia que eu trabalho, que é a metodologia de vendas com base em pontos fortes e. Então o que acontece? Como ninguém fala disso, os treinadores, os palestrantes de venda, eles vão palestrar, Eles vão ensinar com uma boa intenção. Eles vão para lá falando olha, eu fiz assim e deu certo. Então, se você fizer assim, também vai dar certo.

Rodrigo (00:05:49) – A questão é a seguinte Carla, imagina que você resolve correr, você resolve fazer, Você precisa fazer uma atividade física e você escolheu que a atividade física que você quer fazer é corrida. Aí imagina que você contrata, você tem muito dinheiro e você contrata o Usain Bolt para te ensinar a correr. E ele chega para você e fala assim Carla, é muito simples correr, é só você fazer igual eu faço. Né? Qual é o problema? O problema é que você não é o Wilson Bolt. Você não tem o tamanho dele, você não tem a estrutura muscular dele, você não tem a passada, o tamanho de passada que ele tem. Ou seja, você não vai fazer do jeito que ele faz. Aí tem algumas pessoas que vão dizer assim. Rodrigo Mas ela pode se inspirar no Rio Zamboni. Ou ela ou Usain Bolt pode tentar ensinar ela. Pensando como ele fazia quando ele estava aprendendo a correr. Ou ele pode tentar fazer uma tradução entre o que ele faz hoje e o que ela, Carla, deveria fazer, já que ela está começando.

Rodrigo (00:07:00) – Ok, mas olha quantos senões eu coloquei aqui. Para que haja uma comunicação efetiva entre os About a Carla. Olha só quantos obstáculos. O que acontece é que geralmente a gente não olha para isso. E aí, o que acontece? Você tem um palestrante que acredita piamente que o que ele está ensinando funciona, Afinal de contas, funcionou para ele. É um grupo de pessoas que acredita piamente que aquilo que está sendo dito para elas funciona porque aquele cara é o e visão bot das vendas. Então como é que eu não vou seguir o que ele está dizendo? E o que que isso causa no fim das contas? Carla? Decepções, Frustrações? As pessoas ficam frustrados porque eu tento e não consigo. Portanto, a metodologia que eu trago aqui para os nossos ouvintes é que a gente do IBC quer levar para vocês cada vez mais e cada vez com mais detalhamento. E como é que você entende qual é o teu jeito de vender? Qual é a tua, o teu processo de venda. E aí, quem está ensinando, no caso eu, quando estiver ensinando? Eu não vou ensinar como é o meu jeito de vender.

Rodrigo (00:08:15) – Eu vou te ajudar a entender qual é o teu jeito de vender. Esse é o grande diferencial da metodologia de vendas com base em pontos fortes.

Karla (00:08:24) – Perfeito Rodrigo, e diz pra mim Por que você acha que as pessoas têm tanta dificuldade de vender, né? Se você falar eu não sou para vendas. Você acha que tem alguma coisa relacionado aí? A grande dificuldade em ouvir o não como? Talvez um abraço ponte aí. Por que essa dificuldade? Vamos agora emendar uma pergunta aqui E todas as pessoas, Todas as pessoas. Você acha que pode desenvolver e ter sucesso em vendas?

Rodrigo (00:08:57) – Legal. Vamos lá. Bom. Primeira pergunta por que que as pessoas tem uma resistência a vender? Eu acho que são dois grandes motivos. O primeiro grande motivo é por uma visão errada do que é vender. Né? Tem uma história que eu conto sempre, Carla, que uma vez eu quis colocar minha esposa para vender meus treinamentos. Eu tava tentando convencer ela a vender meus treinamentos e aí um dia ela chegou para mim e falou assim Rodrigo, eu não sei vender, eu não sou igual a você.

Rodrigo (00:09:29) – Eu falei tá bom, me fala o que é vender para você? Ela virou para mim e falou Ah, eu não tenho essa facilidade que você tem de falar, de se expressar, de convencer pessoas. Eu não tenho isso. Eu virei para falar. Mas quem disse que isso é vender? Não, não é vender, vender não é isso, falei. Não, vender não é isso. Então eu já explico o que é vender daqui a pouco. Mas o primeiro passo, então, é importante. E o mundo criou na cabeça das pessoas uma visão do que é ser vendedor. E essa visão está muito calcada numa venda errada. Por exemplo, eu costumo dizer e quem tiver nos nossos treinamentos vai ouvir isso, que a venda passou por três fases, três grandes fases na história. Uma dessas fases é a venda por convencimento. Essa fase já foi superada. Só que tem muito vendedor que ainda acha que essa fase é o que existe hoje, tá? E aí, o que acontece? Aí você cria aquela visão, Por exemplo, com todo respeito aos bons vendedores de carro usado, mas você cria aquela visão de venda de carro usado, que é todo carro.

Rodrigo (00:10:44) – Sempre foi de uma senhora que mal saía de casa, que usava o carro só para ir na missa, né? Quer dizer, mente se para vender.

Karla (00:10:56) – Tá vendo?

Rodrigo (00:10:57) – Tá vendo? Agora, sabe qual é o grande problema hoje, Carla? É que essa geração nova, por exemplo, a minha filha, ela diz que ela nunca vai dirigir na vida. Ela não quer, ela não vê a hora. Ela fala para o papai Quando eu tiver 18 anos, vai existir carro autônomo. Eu não vou ter que dirigir, né? Agora não vou nem falar então da minha filha. Mas uma geração, por exemplo, da minha sobrinha, hoje tem acesso a aplicativos no celular que você coloca o número da placa do carro, ele te fala de quem o carro era. Não tem mais como mentir para essa geração, tá? Nessa geração nova, a pessoa entra numa loja, por exemplo, de sapatos e vê o preço de um tênis e ela automaticamente acessa o celular dela e vê quanto esse tênis custa no concorrente.

Rodrigo (00:11:44) – Tá. Não dá mais para vender com base em mentira, em convencimento, em lábia. Isso não funciona mais, tá? Então vamos lá. O que é vender? Vender é sim um processo de convencimento. Mas é Vender significa convencer alguém de que a tua alternativa é a melhor para ele. Mas é convencer no sentido de apresentar. Porque. Tá? Ou seja, eu costumo dar como exemplo Carla, que é muito comum hoje quem ouve falar de marketing pessoal? Ah, vou fazer um curso de marketing pessoal, a pessoa achar que ela vai aprender como mentir sobre quem ela deveria ser ou qualquer coisa do tipo. Eu costumo dizer que marketing pessoal não é isso, é mostrar quem você é e mostrar o seu melhor. Quando eu falo de venda, o processo de convencimento não é convencer alguém que ela deve comprar aquele produto a qualquer custo, mas é mostrar para ela por que aquele produto funciona para ela, serve para ela, isso é vender. Então não é nada disso que se criou como ideia do que é vender.

Rodrigo (00:12:53) – Esse é o primeiro grande motivo. A pessoa, por exemplo, ela acha que ela não tem lábia, que ela não é vencedora, digamos assim, ou convincente. E ela acha então que não pode vender. Não é isso. Tá. O segundo grande motivo, o segundo grande pilar, é que eu costumo dizer que não tem quem não gosta de vender. O que as pessoas não gostam é de não vender. O problema é que a gente mais não vende do que vende, né? Então imagina só você e uma vendedora de tênis numa loja de shopping. Vai entrar mais gente na loja que não vai comprar do que gente que vai comprar, né? E aí, o que acontece? Você precisa lidar com essa rejeição. Você precisa lidar com o fato de que alguém vai chegar e falar cara, não, não quer, né? O grande problema é que a maior parte das pessoas sente esse não como se fosse um não para ela. Eu não gosto de você. Você não me convenceu. Você, né? Em vez de entender que é simplesmente se conectar com a explicação anterior e simplesmente uma pessoa que para quem aquele produto não serve, né? Eu costumo dizer que o bom vendedor é aquele que chega mais rápido ou não.

Rodrigo (00:14:12) – Tá? Por quê? Porque ele já tira da frente dele aquelas pessoas para quem ele não tem que vender mesmo. Né? Então eu costumo dizer o seguinte que vendedor precisa vender para todo o mundo no sentido de mostrar o teu produto, falar olha, esse é o produto que eu tenho, olha como ele é bom, olha como é legal. Mas muita gente vai virar e falar eu entendi, mas não é isso que eu preciso.

Karla (00:14:38) – Ou apenas não é o momento? Porque as condições simplesmente, né? Não é o momento, mas já vendeu, porque agora a pessoa com a qual você apresentou o seu produto conhece o seu produto pela venda, né? Você mostrou quem é, o que é o seu produto, as qualidades, Então não deixou de fazer uma propaganda ali, né? Exato. E aí?

Rodrigo (00:15:03) – E antes de eu te responder a segunda pergunta, deixa eu contar duas histórias aqui uma história e uma explicação. A explicação primeiro é a seguinte. Se vender é um processo de convencimento. Você pode ter gente que levou o seu produto para casa, te deu dinheiro, tudo, mas não comprou o teu produto.

Rodrigo (00:15:25) – E tem. E você pode ter gente que nunca vai levar o teu produto para casa, mas que já comprou o teu produto. E isso é um desafio. Eu, por exemplo, não uso relógio. Muito raramente eu estou de relógio. Mas a Apple, mesmo que eu usasse a Apple, ainda não me convenceu de que eu deveria pagar 5.000 R$ num Apple Watch, né? Então não é questão de eu ter ou não ter dinheiro, eu simplesmente não quero. Por outro lado, a Apple já me convenceu a comprar o iPhone 15 e eu ainda nem comprei. Tá? Então veja, levar ou não o produto não determina se você comprou ou não comprou o produto. Agora a tua pergunta é todo mundo pode vender, né? Todo mundo tem capacidade de vender. Aí eu tenho duas respostas para dar. A primeira é a seguinte de maneira geral, sim, todo mundo pode vender. O que acontece. O grande desafio é você encontrar qual é o teu jeito de vender. Tá, E aí eu volto no exemplo que eu dei da minha esposa quando ela disse para mim mas eu não sou assim.

Rodrigo (00:16:36) – Então eu falei mas isso não é vender. E ela me perguntou o que é vender? E aí, entenda uma coisa isso aconteceu há, sei lá, dois anos atrás, três anos atrás, e minha esposa tem 45 anos. Nos últimos 42 anos ela vendeu. Eu não vou dizer 42 porque ela não vendeu quando era bebê. Sim, mas a minha esposa já foi, por exemplo, vendedora da Natura. Tá. E ainda assim ela acha. Achava até aquele momento que ela não era vendedora. Então eu perguntei para ela assim vamos lá. Eu virei para ela e falei assim Olha, vamos lá, você já vendeu quando você vendia Natura? Me explica como você vendia? Ela virou para mim e falou Sei lá. Eu conhecia as pessoas, chamava as pessoas para tomar um café aí no meio do papo. Às vezes eu falava sobre o produto, às vezes eu nem falava, ia embora para casa. Depois uma outra oportunidade, eu acabava comentando sobre os produtos. Tá aí. Um dia a pessoa me chamava e comprava.

Rodrigo (00:17:39) – Veja a minha esposa. Ela tem uma venda relacional. Para ela vender, ela precisa primeiro se relacionar com as pessoas, conhecer tal, para depois vender. Eu não. Eu tenho uma venda que é mais impactante. Primeiro pelo meu os meus talentos, que é isso que vocês que estão ouvindo vão descobrir numa não treinamento, quais são os seus talentos e como é que esses talentos te fazem vender. Eu tenho talentos mais voltados para esse processo de convencimento e também por conta da minha formação. A minha formação em vendas foi em vendas de de venda por impacto, até por um certo nível de pressão. Então esse é meu estilo de vender agora é o único. Não, não é o único. Tá? E nem é o melhor. É o melhor para mim, mas não é o melhor para você. Talvez o melhor para outras pessoas. E aí entra 1/2 dessa resposta que é. Porém, existem talentos que te ajudam a ser um vendedor melhor. Qual é o problema, então, de você não conhecer os seus talentos? É que talvez você tenha um desses talentos que pode te tornar um vendedor melhor.

Rodrigo (00:18:53) – Não sabe e, portanto, não usa. Ou errado.

Karla (00:18:59) – Perfeito. Vindo de encontro aí com essa venda sob pressão que você falou, a gente vive num país que não valoriza a educação, seja ela no estágio acadêmico básico ou até mesmo corporativo, né Rodrigo? No mesmo tempo, nós temos aí os profissionais sendo imensamente cobrados por uma alta performance, por números e, ao mesmo tempo, as empresas que acreditam não ser válido e importante investir no desenvolvimento. Os treinamentos da sua equipe de vendas, até mesmo o cenário geral da empresa. Então você diria tanto para esses vendedores colaboradores que vivem sobre essa pressão? Que estão o tempo todo como você diz, né? Vendas sob pressão o tempo todo. E também para essas empresas que hoje, infelizmente, ainda há muitas no cenário e no nosso mercado que não valorizam a educação corporativa, né, para o desenvolvimento do seu colaborador.

Rodrigo (00:20:05) – Então Carla, olha só. Eu tenho falado que todos os problemas do Brasil, se você rastrear cai no problema de educação. A gente tem uma educação muito falha no Brasil e quando eu falo de educação falha, eu tô falando desse da educação formal, a educação na escola, até passando pela educação informal, aquela educação em casa e chegando na educação corporativa, né? A gente, infelizmente a gente aprendeu a até valorizar em alguns casos, a pessoa que não tem formação.

Rodrigo (00:20:52) – E isso é muito ruim, né? Tem vários motivos antropológicos e culturais para isso. Não vamos entrar neles aqui, mas o importante é entender que nós, que somos a nata da sociedade e nós somos. Se você acordou hoje, tomou café da manhã, você no Brasil e a nata da sociedade, tá? É. Haiti. Pois eu posso até colocar nos comentários aí que eu não vou lembrar de cabeça. Agora vai ser um site onde você entra, coloca o teu salário e ele mostra em que fatia da pirâmide social do Brasil você está. E é incrível que você coloca o seu salário ali achando que você ganha pouco e você descobre que você está acima da imensa, mas a imensa maioria dos brasileiros. Portanto, nós somos elite, né? E a gente precisa propagar essa importância do estudo, do aprendizado. A gente não pode valorizar. A ignorância, valorizar o não conhecimento. E a gente faz isso muitas vezes sem perceber. Então a gente tem que estar atento a isso. Por exemplo, a gente eu, quando eu tava na faculdade, eu fiz parte de uma empresa júnior da faculdade e um dos objetivos que a gente tinha na empresa júnior era colocar um administrador de empresas em cada empresa que existisse na minha cidade.

Rodrigo (00:22:22) – Tá, é óbvio que isso é um desafio hercúleo e a gente acabou não conseguindo fazer isso. Mas a gente plantou uma semente e a semente era de que se essa galera aqui está preocupada em colocar administradores nas empresas, é porque tem alguma coisa que leva isso a ser importante. Então a gente precisa valorizar o aprendizado, valorizar, entender uma segunda língua, falar uma segunda língua, valorizar, conhecer técnicas sobre diversas áreas aí que você trabalha valorizar, ler livros. O brasileiro lê em média, um livro por ano.

Karla (00:23:05) – 1,2 livros quando lê, né?

Rodrigo (00:23:09) – Exato. E geralmente esse 1,2 são livros péssimos. Você pega a lista dos dez livros mais vendidos no Brasil todo ano. São livros horríveis, tá? Quer dizer, a gente não lê e quando lê, lê pouco. E quando lê, lê mal quer dizer mal. Então a gente precisa ler mais, valorizar isso e levar isso para as corporações. Então, se você, por exemplo, é um líder. Inadmissível você não ter feito um treinamento de liderança na sua vida.

Karla (00:23:41) – De fato.

Rodrigo (00:23:43) – No mínimo um é melhor fazer mais do que um, porque talvez aquele um não seja legal. E aí você faz dois, três e acaba aprendendo de verdade. Qual treinamento legal? Se você é vendedor e não fez um curso de vendas, pelo amor de Deus! Eu dava aula na faculdade. De uma certa vez eu cheguei na aula e os alunos estavam burburinho lá e tal e eu perguntei o que que estava acontecendo e o que aconteceu era que tinha três ou quatro alunos ali que eram de uma mesma empresa e tinham sido desligados os quatro no mesmo dia, né? E aí eles estavam ali, tristes e comentando sobre aquilo e tal. E eu que perco o amigo, mas não perco a oportunidade. E falei assim deixa eu fazer uma pergunta aqui, levanta a mão aqui quem acha que ganha pouco? E aí todo mundo levantou a mão, fica com a mão levantada, fica todo mundo com a mão levantada. Falei Agora continua com a mão levantada. Só que eles, que nos últimos 12 meses leu pelo -1 livro do seu referente ao seu trabalho e o que você faz? E Carla? Só três pessoas ficaram com a mão levantada.

Rodrigo (00:24:57) – Então quer dizer, a gente reclama que ganha pouco, a gente reclama que não tem emprego. Aí a gente reclama que o Brasil é ruim, que a economia tá ruim, etc. Mas a gente não investe na gente mesmo.

Karla (00:25:08) – Tá comendo.

Rodrigo (00:25:11) – Então, se você é vendedor e tá ganhando pouco e não investe em você, me desculpa, mas você tá ganhando aquilo que você se dá valor.

Karla (00:25:19) – Seu sucesso é limitado se ele vier, né? Exato.

Rodrigo (00:25:23) – Então, agora, só para concluir essa longa resposta, eu tenho falado, né? Já comentei isso com você que a gente tem. Por conta dessa baixa valorização da educação no Brasil, nós criamos um monstrinho aqui, que é o seguinte a gente tem um monte de gente que não gosta de estudar, que não quer aprender, que não quer investir em si. Mas que vive uma pressão que existe hoje pelo desenvolvimento constante. As empresas pressionam isso e aí, nesse vácuo, surgiram alguns palestrantes, como a Fórmula milagrosa, que são treinamentos rasos, mas que te passam a sensação de que você fez a sua parte.

Rodrigo (00:26:11) – Eu investi. O Rodrigo falou lá que eu tinha que investir em mim, Eu investi em mim. Então, pronto, acabou. Já fiz o curso de vendas que o Rodrigo falou, tá? A empresa sente que o funcionário dela, o vendedor dela, tá se dedicando, tá investindo em si, né? Mas no final das contas a gente tá criando um problema maior ainda, porque são pessoas que estão recebendo uma formação não científica, tá? E que pode até dar certo em alguns casos. E são esses casos depois que vão ser colocados como depoimentos nos sites dessas pessoas, mas que tem uma grande probabilidade de não dar certo. Então, o que eu ofereço que nós do DC oferecemos, o que a gente está trazendo como proposta é uma formação calcada em ciência em 100 anos de estudo e dois Nobel, tá? Ou seja, é mostrar para vocês o esse aqui é o seu jeito de vender. E não é porque eu acho que assim ó tá aqui as provas disso. Então essa é a questão.

Karla (00:27:17) – Perfeito Rodrigo, aproveitando o gancho que você falou da sua esposa que ela precisa mesmo criar um relacionamento primeiramente para depois aí entrar efetivamente nas técnicas de venda, né? Nós falamos muito né? Tipo de vendas B2B, B2C e agora? Aí o mercado está trazendo para nós a venda B2B, ou seja, a venda para pessoas. O que você acha que isso muda no cenário que você acha que isso envolve o desenvolvimento? Porque a partir do momento que você tem que lidar com pessoas e também dominar as técnicas de vendas, existe. Existem outras habilidades que precisam ser desenvolvidas, né? Então, o que que é o seu treinamento de liderança de alta performance aqui junto com IDC do Brasil? O que você agrega nesse momento aí de uma nova abordagem de técnicas de venda? Ótimo.

Rodrigo (00:28:13) – Então, olha só. Novos termos. Eles podem não significar nada e significar tudo ao mesmo tempo. Por quê? Porque o que demanda o que é importante e como eu uso esses termos? Então, exemplo que eu gosto de dar sempre é eu prefiro trabalhar numa empresa que me chame de funcionário, mas me trate como colaborador do que em uma que me chame de colaborador, mas me trate como funcionário, né? Então, venda B2B, B2C, B2B pode ser exatamente a mesma coisa, ou seja, uma venda péssima.

Rodrigo (00:28:49) – Ou pode ser uma mudança geral naquilo que você faz. Eu trabalho, como disse, trabalho com treinamento e desenvolvimento há 25 anos, mas pelo menos uns 20 que eu venho falando em todos os treinamentos que olha, no futuro, quem vai dar treinamento de venda não vai ser vendedor, vai ser psicólogo. Presta atenção nisso, né? E agora tá acontecendo Por quê? Porque a gente sempre fez venda B2B. Não existe venda B2C, nem venda B2B, tá? Você não vende para um consumidor, você vende para uma pessoa, você não vende para uma empresa, você vende para uma pessoa dentro dessa empresa. Então, a grande mudança quando você fala de vender para pessoa é que eu preciso primeiro entender quem é essa pessoa, para depois eu poder atender as as necessidades, os desejos dela. Então, no treinamento de venda baseado em pontos fortes no treinamento de venda de alta performance, a gente vai ter que entender também como é que você identifica quem é aquela pessoa que está na sua frente. Porque olha só, se eu disse agora há pouco que um dos grandes desafios para aprender a vender de maneira correta é você saber quem você é.

Rodrigo (00:30:11) – Portanto, eu estou dizendo que não é algo simples porque se fosse algo simples, você já saberia. É algo que demanda uma reflexão, demanda momento de parar e analisar para você saber quem você é e às vezes demanda até uma ferramenta que te diga quem você é. Até então, não é algo corriqueiro. Agora imagina, eu consegui saber quem é a Carla e eu sou o Rodrigo há 45 anos e não há nem um segundo. Imagina se eu sei quem eu sou? Como é que eu vou saber quem ela é?

Karla (00:30:46) – Tem lá.

Rodrigo (00:30:48) – Grande desafio. Então, é óbvio, a gente não precisa saber quem a Carla é, mas a gente precisa ter pistas de algumas preferências que ela tem para que eu possa, aí sim, apresentar uma solução para uma necessidade dela. Então, a grande mudança, e é o que a gente contempla no nosso treinamento, é ter algum momento para a gente olhar de maneira psicológica. Não é à toa que eu fui buscar uma pós graduação em Biologia, mas eu não pretendo atuar em nenhuma área de psicologia.

Rodrigo (00:31:20) – E porque vender e vender para gente?

Karla (00:31:23) – Exatamente, Rodrigo. É tão bacana ouvir isso de você, né? Porque a gente precisa trazer nosso dia a dia, nosso cotidiano, essa vida mais humanizada, né? Que é isso que realmente as empresas procuram, sabe? E esse contato virando produto. Então, visualizar e olhar para o cliente de uma forma, se colocando mesmo no lugar dele, olha o que que o produto pode agregar ainda mais na sua receita, no seu faturamento. E então, tem vários. Deixa eu.

Rodrigo (00:31:56) – Deixa eu dar um presente e deixa eu dar o presente para quem tá ouvindo a gente aqui, tá? Tem um slide que eu uso nos meus treinamentos e que eu vou trazer para todo mundo aqui. Tá, que é o seguinte. Imagina que você hoje é vendedor, você vende, sei lá, qualquer coisa. Aí vende sapato. E, portanto, imagina que você vende de porta em porta tal exemplo aí pra gente. Ou vai lá sem o vendedor B2C de sapato. Então você visita empresas B2B, desculpa, sapatos? Então você visita empresas vendendo sapatos.

Rodrigo (00:32:33) – Portanto, quando você vai numa empresa, o dono daquela empresa ou o comprador daquela empresa paga um valor X pela compra que ele faz do mês dos seus sapatos. Por você, Carla, e pelos seus sapatos. A pergunta que eu gosto de fazer nos treinamentos que vou fazer agora aqui para vocês é se a partir de amanhã os seus sapatos fossem de graça. Quanto que o teu cliente toparia continuar pagando por você?

Karla (00:33:05) – Uau!

Rodrigo (00:33:05) – Se você falar que nada, você dá uma ferrada. Você tá numa sinuca de bico. Porque sapato mais barato todo mundo pode fazer a qualquer momento. Tá, a questão é a Carla ninguém faz e.

Karla (00:33:24) – Sim.

Rodrigo (00:33:25) – A Rodrigo, mas isso é ser utópico, isso não acontece. Tá bom, deixa eu te dar um exemplo de uma pessoa que não entrega um grampo para o cliente e ainda assim leva alguns milhares de reais para casa. Consultor, Coach. Palestrante Ou seja, o cliente me paga. Porque ele acredita que o que eu sou pode gerar valor para ele. E não o que eu entrego e não o que eu dou.

Rodrigo (00:33:56) – Então você como vendedor, se o teu produto se tornar de graça amanhã e você não continuar sendo pago pelo que você gera de valor, pelo que você gera de dinheiro para cada um dos seus clientes? Cara, a discussão vai ser sempre. Preço desmaia, cara.

Karla (00:34:17) – Exato. Exatamente, Rodrigo, Você falou em presente, né? Eu tive uma ideia que vamos ver se você vai topar. E os ex-alunos e alunos atuais aqui no Brasil. Eu sugiro para vocês a gente fazer um esquenta, porque nós vamos promover, lógico, treinamento de liderança e alta de vendas em alta performance pelo IVC em dois dias. Aí tem qual. Mas eu vou propor para você um desafio. Um dia de esquenta desse treinamento de duas horas pra gente dar uma pincelada e ativar um pouquinho A necessidade da a consciência da necessidade de se desenvolver e buscar novas alternativas que realmente e venham de encontro com o nosso propósito, né? Isso que é importante quando a gente faz algo, executa algo que vem de encontro com o nosso propósito, descobrindo os meus talentos, né? Eu acho que é uma.

Karla (00:35:21) – É um casamento perfeito, né? Então, o que você acha da gente? Vamos lá. Bom, aí a gente tem que ver a sua agenda no dia 13, 12 aqui da 19 e uma a gente fazer o Esquenta. É um treinamento online gratuito, veja bem, gratuito. Qual a gente te identifica com essa proposta e ou até mesmo quer conhecer nessa nova abordagem, o que você acha?

Rodrigo (00:35:46) – Olha só, eu não costumo trabalhar noite, mas eu topo com uma condição se todo mundo que assistir esse vídeo compartilhar nas suas redes sociais, então, dormindo, compartilhar a gente faz sim. Faz uma presente aí de duas horas para trazer para todo mundo aí pelo -1 visão geral do que é a venda com base em pontos fortes da venda de alta performance. E aí, pessoal, conseguir entender por que que é completamente diferente de tudo o que a gente já viu em vendas, topo facilmente. Mas se todo mundo compartilhar.

Karla (00:36:28) – Então agora não tem mais volta. Já to online aqui gratuito dia 13, 12 das 19 e 01h00 com o Rodrigo Ferreira abordando aí todos os aspectos né, que nós traremos junto a um treinamento presencial.

Karla (00:36:47) – E aí? Aí é uma imersão, né Rodrigo? Aí serão 11 do andamento, 25 do 11h02 de dezembro, numa imersão incrível que vai aí despertar. Olha aí os dados que vai despertar os seus talentos, os pontos fortes, enfim, vai lapidar aquilo que a gente tem de melhor. A gente não sabe, né? Sorrindo imensamente assim, animada, entusiasmada para fazer esse treinamento específico mais uma vez. Aí, porque a gente faz no momento de vida e a gente precisa buscar aquela coisa que ficou guardada lá atrás, né? Dessa vez é o momento de aflorar, de florescer, né?

Rodrigo (00:37:29) – Deixa eu dar uma explicação sobre especificamente o treinamento em vendas de alta performance, porque a gente tem um treinamento focado na visão de talentos, de pontos fortes para vendas e já vou jogar aqui. Não sei se posso, mas vai acontecer. Aí fiquem de olho aí ano que vem, começo do ano, alguma coisa assim.

Karla (00:37:54) – Exata.

Rodrigo (00:37:54) – Mas existe um treinamento nosso que é o treinamento de vendas de alta performance. Nesse treinamento a gente também tem essa visão voltada para talentos, mas o que acontece é que a gente vai olhar para ver, a gente vai destrinchar, a gente vai desmontar a venda, tá, Estudar cada parte da venda, porque aí é uma coisa importante que todo mundo precisa entender, que é.

Rodrigo (00:38:18) – Quando eu disse ali atrás que os treinamentos de vendas de repente não funcionam porque entendem que todo mundo é igual, todo mundo vende do mesmo jeito e isso não é verdade, vocês já perceberam aqui, Porém, existem algumas técnicas, algumas boas práticas que podem ser adequadas aos mais diversos tipos de pessoas. Então, o que que é o treinamento de venda de alta performance? É a gente entender as melhores práticas de venda e ter tempo e apoio para refletir como é que eu posso usar aquilo na minha vida? Então não é só um treinamento, não é só entender o que é vender, mas é ter à sua disposição alguém que trabalha com isso, no caso eu, para te ajudar a adequar, adaptar cada parte do treinamento à tua vida real, ao teu processo de venda. Tá, então a gente vai focar bastante nesse treinamento e entender como que a venda se dá ou deveria se dar é adequada a tua realidade.

Karla (00:39:30) – Perfeito, Rodrigo! Poxa, é tão bacana ouvir você falar que eu ficaria horas aqui conversando com você, mas você já me disse que iria ter só 40 minutos.

Karla (00:39:41) – Nossa, a gente tá aqui batendo na trave o tempo. Enfim, gostaria muito de agradecer pela presença. Foi um bate papo incrível. Que seja o primeiro de muitos podcast de DC on line, viu? Rodrigo? Obrigada. Estou aqui pedindo que coloque na tela para o pessoal entrar em contato com a gente do BC para saber mais informações sobre esse treinamento online gratuito. Gente, isso é um acontecimento né? Então, muito obrigado pela sua presença, pelo seu tempo de explanar um pouquinho aqui o seu trabalho maravilhoso, muito reconhecido aí no mercado, viu? Um profissional incrível que o Brasil precisa de conhecimento, precisa conhecer o Rodrigo, precisa conhecer o trabalho dele para junto aqui e descer do Brasil de mentoria. Enfim, nós estamos aqui para trazer exatamente isso. Rodrigo, por favor, são suas as palavras aí pra gente finalizar. Você tá com o tempo corrido aí? Então faz um fechamento para nós, por favor.

Rodrigo (00:40:40) – Bom, quero agradecer o IDC pela parceria. Agradecer todo mundo que assistiu aqui. E eu quero encerrar só dizendo uma coisa.

Rodrigo (00:40:50) – A Gallup aponta que a gente está vivendo num mundo doente, um mundo que, no Brasil, por exemplo, 45% dos funcionários estão sofrendo de estresse no trabalho. E a solução para esse, para essa situação, para esse estado que a gente vive, passa, sem sombra de dúvidas, por você amar o que você faz, por você ser menos sextou e mais segundoo, sabe? E eu tenho certeza que para quem precisa vender, para quem gosta de vender, fazer um curso desse vai potencializar aquilo que já gosta, mas para quem não gosta, ou pelo menos não é a sua atividade predileta, mas precisa vender porque é um profissional liberal ou porque tem uma pequena empresa, ou mesmo porque gerencia uma equipe de vendas na empresa. Numa empresa média, por exemplo. O que eu quero dizer é existe um jeito mais gostoso e mais efetivo de vender? Você pode descobrir o teu jeito, ter sucesso, ganhar dinheiro e além de tudo, ainda ser feliz. Acredite nisso, que existe um caminho. Tá bom, obrigado todo mundo e a gente se vê no nosso encontro lá.

Rodrigo (00:42:11) – Dia 13, dia 13.

Karla (00:42:13) – Dia 13, exatamente 13, 12 das 19h21 horas. Rodrigo gratidão viu? Nos encontramos em breve nós vamos nos falando. Obrigada, Obrigada pela visita e de todas. Sucesso! Tchau Até.

Rodrigo (00:42:29) – Vocês também!

Karla (00:42:30) – Boas vendas somente para nós.

Locutor (00:42:34) – Obrigado por ter ouvido o podcast Talentos para o Sucesso. Acesse nosso site. Talentos para o Sucesso. COM.BR Para mais informações sobre como assinar gratuitamente esse programa em seu aplicativo de podcasts favorito e não perder nenhum episodio Precisando de coaching ou treinamentos? Entre em contato, diga que é ouvinte do podcast e receba um belo desconto. Quer ter ainda mais sucesso? Crie parcerias, compartilhe esse podcast com seus contatos e vamos juntos melhorar o mundo!

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